Curtindo as férias com a família, a deputada estadual eleita Michelle Melo (PDT-AC) anunciou nas suas redes sociais, nesta quarta-feira, 18, que vai participar do 1° Encontro de Parlamentares LGBTQIA+ ‘eleites’ e representantes do governo Lula.
O evento será promovido nesta sexta-feira, 21, e sábado, 22, em Brasília (DF), e vai tratar sobre medidas de inclusão e proteção dos direitos humanos. Também está prevista uma plenária com a participação de secretárias do governo Lula, que abordará o mês da visibilidade trans, que ocorre durante janeiro.
“Recebi o convite em novembro e estou ansiosa por participar”, disse a deputada ao site A GAZETA.
De acordo com a jornalista Mônica Bergamin, cerca de 15 parlamentares LGBTQIA+ eleitos e nove organizações voltadas à causa estarão reunidas no encontro para discutir a representatividade do segmento na política e compartilhar dados que possam ser interessantes para os futuros mandatos.
Segundo a organização VoteLGBT, 18 candidaturas LGBTQIA+ saíram vitoriosas do pleito do ano passado — o maior número desde 2014, quando foi iniciado o levantamento.
A deputada Michelle Melo é bissexual e foi a única parlamentar LGBTQIA+ eleita no Acre, nas eleições de 2022. Médica, professora e vereadora de Rio Branco, ela também é uma das poucas mulheres da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), na qual apenas três possuem mandato – sendo que duas foram reconduzidas ao cargo.