O presidente da Agência Nacional Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana (PT-AC), encontra-se, nesta segunda-feira, 23, em Buenos Aires, na Argentina, acompanhando a primeira agenda oficial internacional do presidente Lula (PT).
“Tendo o privilégio de acompanhar o presidente Lula nessa sua primeira missão. A Apex tem muito a colaborar para melhorar a relação comercial entre o Brasil e a Argentina. E o presidente Lula certamente vai trazer de volta a perdida diplomacia presidencial”, afirmou JV em suas redes sociais.
O presidente ficará em solo argentino até a próxima terça-feira, 24, onde terá reuniões bilaterais e participará da reunião da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). Na quarta, 25, o presidente vai ao Uruguai, antes de voltar ao Brasil.
Segundo o Palácio do Planalto, as agendas previstas são:
- Oferenda de flores na Plaza San Martín;
- Reunião na Casa Rosada com o presidente da Argentina, Alberto Fernández;
- Encontro com empresários;
- Eventos culturais, como concerto musical com artistas argentinos e brasileiros no Centro Cultural Kirchner; e
- Participação na 7ª Cúpula de Chefas e Chefes de Estado da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).
Integram a comitiva presidencial do Brasil, além da primeira-dama Janja, os ministros: Mauro Vieira (Relações Exteriores), ministro Fernando Haddad (Fazenda), Nísia Trindade (Saúde), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social), o secretário Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência) e Jorge Viana (ApeaxBrasil).