Pela primeira vez na história do país, a estrutura política do Brasil vai contar com o Ministério dos Povos Indígenas, que será gerido pela liderança Sônia Guajajara, eleita deputada federal pelo PSOL de São Paulo, nas últimas eleições. A cerimônia, que também contou com a posse da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, foi realizada nesta quarta-feira, 11, sendo prestigiada por várias autoridades, entre elas a ministra do Meio Ambiente, acreana Mariana Silva (Rede Sustentabilidade).
Após muitos retrocessos no âmbito das políticas públicas para ambas as áreas, a posse das ministras emocionou o público. A ministra Marina Silva não conteve a emoção. De mãos dadas com a ministra da Cultura, Margareth Menezes, as duas foram as lágrimas, durante uma apresentação artística indígena.
“Estamos juntas pelos direitos indígenas, da população negra e pelo combate às mudanças climáticas”, disse Marina, em suas redes sociais.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a ex-presidente Dilma Rousseff participaram da cerimônia de posses das ministras da Igualdade Racial, Anielle Franco, e dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara. O Ministério dos Povos Indígenas integrará a Fundação Nacional do Índio (Funai), que a Funai passará a se chamar Fundação Nacional dos Povos Indígenas e que será presidida pela primeira deputada federal indígena, Joenia Wapichana.