X

Vice-governadora e movimento social prestam apoio à vereadora vítima de violência política

Desde que a denúncia de violência política contra a vereadora do Bujari, Eliane Rosita (PP-AC), veio à tona, inúmeras instituições da sociedade e personalidades políticas  têm oferecido apoio à parlamentar.

No fim da tarde deste segunda-feira, 30, a vice-governador Mailza Gomes, que é correligionária partidária de Eliane, recebeu a vereadora para conversa e manifestação de apoio institucional. Em suas redes sociais, a vice-governadora pediu o fim da violência de gênero.

Eliane Rosita foi acompanhada da presidente do Cedim fazer a denúncia crime (Foto: Cedida)

“A tentativa de silenciar nossas vozes pelo fato de sermos mulheres, não irá prevalecer. Chega dessa violência sofrida por nós! Quando uma é agredida na política, a democracia se enfraquece”, afirmou Mailza.

Antes de ser recebida pela vice-governadora, Eliane conversou a deputada estadual Michelle Melo (PDT), que disponibilizou assessoria jurídica para a parlamentar. O governador Gladson Cameli (PP) também se manifestou sobre o caso e ofereceu acolhimento e assessoramento à vereadora.

Mesmo sendo do partido do acusado, a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) fez questão de se manifestar sobre o caso. “A Lei tem força para punir todos aqueles que desrespeitam as mulheres no exercício de seus mandatos. À ele, todo o rigor da Lei. E não tenho a menor dúvida de que o PCdoB abrirá processo para apurar e punir o vereador. Não nos interessa ter mandatos que não cumpram os estatutos partidários, desrespeitando as mulheres”, afirmou.

A também progressista, deputada federal eleita Socorro Neri (PP) também se manifestou em apoio a Eliane, bem como a presidente da Câmara de Rio Branco, Lene Petecão (PDT).

A deputada Michelle Melo ofereceu assessoria jurídica à Eliane (Foto: Cedida)

Reincidente

Ainda na segunda, Eliane Rosita formalizou a denúncia crime contra o vereador José Gilvan (PcdoB), acusado de agressão, em plena sessão extraordinária da Câmara de Bujari. De acordo com o delegado Bruno Coelho, o acuso é reincidente.

“Não é a primeira notícia crime que é registrada, na delegacia, em desfavor desse vereador. E, não temos relato que tenha ameaças ou constrangimentos dessa forma contra homens. Então, tudo leva a crer que pode, sim, ter ocorrido algum tipo de constrangimento em decorrência do gênero”, afirmou o delgado.

Movimento Social

Eliane Rosita também tem contado com o apoio do Movimento de Mulheres do Acre. Em nota assinada pelo Instituto Mulheres da Amazônia (IMA) e Levante Feminista do Acre, as instituições pedem o afastamento do José Gilvan do cargo público que exerce.

“Um homem com atitudes violentas e misóginas, não está apto a ocupar um cargo público. As agressões sofridas por Eliane Rosita se estendem a todas as mulheres”, diz a nota.

Os partidos PT e PP também emitiram nota de apoio à vereadora, bem como o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim), que tem acompanhado todo o processo de denúncia, a fim de garantir a segurança e os direitos de Eliane Rosita.

Providências administrativas e disciplinares

Em reunião, nesta terça-feira, 31, com representantes da Secretaria de Estado Adjunta da Mulher e do Cedim, o presidente da Câmara de Vereadores do Bujari, James Mourão, se comprometeu em investigar o caso.

De acordo com James, a câmara vai abrir processo disciplinar no Conselho de Ética para responsabilização do vereador José Gilvan (PCdoB) que no dia 7 de fevereiro haverá uma sessão solene, com a participação do Judiciário, para esclarecer a sociedade as medidas tomadas diante do caso.

A câmara vai abrir processo disciplinar no Conselho de Ética para responsabilização do vereador José Gilvan (Foto: Cedida)
Categories: POLÍTICA
Maria Meirelles: