Evento, realizado na sede da Fecomércio-AC, reuniu representantes do setor produtivo
Com o objetivo de apresentar a cartela de serviços, a nova diretoria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) esteve, na tarde desta segunda-feira, 16, na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre (Fecomércio-AC). A intenção era estar presente com empresários e representantes do setor produtivo – entre comércio, serviços e indústria – e fomentar parcerias com vistas ao fortalecimento do comércio exterior.
O novo presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, reforçou a importância em realizar a primeira viagem à frente do novo cargo ao Acre, mas relembrou que vai visitar todos os Estados com a ideia de falar com todos os segmentos do Brasil.
“O Brasil exporta pouco, ainda, e o presidente Lula tem sempre a prioridade de fazer crescer as exportações. Minha vinda ao Acre é o começo de uma nova história, e eu acredito que, quem sabe daqui a alguns anos, estaremos exportando muito mais. Para isso, temos de trabalhar com empresas, com setores produtivos, envolver o governo”, ressaltou Viana, relembrando ainda a posição estratégica do Acre. “Podemos melhorar muito nossa situação em relação às exportações”, disse.
Jorge reforçou que é necessário cuidar e treinar as empresas e, para isto, citou o Programa de Qualificação para Exportação, o Peiex. “Numa parceria da ApexBrasil com o Sebrae, teremos esta possibilidade de treinar as empresas. Mas não apenas isso: se não tirarmos os obstáculos que temos, como a alfandêga, em Assis Brasil; a falta de voos do Acre para países vizinhos, não mudaremos; queremos trazer de volta a agenda que tínhamos e a facilidade para o ir e vir aqui na fronteira e, principalmente, a entrada e saída de mercadorias”, afirmou.
O Peiex é um programa que tem, por objetivo, estimular e promover a cultura exportadora, principalmente pequenas e médias empresas. De acordo com a diretora de Negócios, Ana Paula Repezza, como o Acre possui grande número de produtos ligados à biodiversidade e à economia sustentável, vê-se uma possibilidade enorme. “Não apenas de produtos tradicionais da floresta, mas produtos com mais valor agregado, bem como o artesanato. Quando nos deparamos com um estado como o Acre, percebemos muitas oportunidades, pois queremos estar mais próximos, vez que aqui a exportação deve ser mais ampliada”.
Representando o setor produtivo – que engloba a Fecomércio-AC, Fieac, Acisa, Faeac, Federacre e Sebrae no Acre, o presidente da Fieac, José Adriano, agradeceu o cuidado que o presidente da ApexBrasil pelo Acre. “Nossas expectativas são que todo o setor produtivo acreano seja enxergado pelo governo federal, num movimento crescente de melhorias das nossas apresentações dos produtos e exportações. Já temos uma câmara técnica que discute esse tema e outros dentro do Fórum Empresarial, e com a chegada do Jorge Viana, temos uma expectativa de melhorias nesse diálogo com o governo federal e a criação de um contato permanente com o comércio exterior definitivo”, finalizou.
O vice-presidente da Fecomércio-AC e diretor superintendente do Sebrae no Acre, Marcos Lameira, agradeceu a presença do presidente. “O setor produtivo recebe essa visita com muito bons olhos, e aguardamos o melhor para o Acre”.