Com o objetivo de reunir amantes da literatura, o Clube do Livro Prateleira realiza, neste sábado, 28, o III Encontro de Leitores do Acre. O evento será realizado às 16h, no Cine Teatro Recreio, em Rio Branco, e é aberto ao público.
O assunto central desta terceira edição do evento será o livro acreano de ficção “Cinco Mortes Simples”, de Elenckey Pimentel. Com a presença do escritor da obra, os leitores e interessados poderão discutir sobre a série de assassinatos misteriosos narrados no livro, que acontecem na cidade de Xapuri.
“Esse tipo de encontro é muito importante. Estimula a leitura, alcança todo tipo de leitor, estimula quem não tem o hábito da leitura a começar a construí-lo, e também dá visibilidade à literatura acreana”, destaca Elenckey.
A idealizadora e organizadora do evento, Karolini Oliveira, explica que o interesse em reunir leitores se deu pela necessidade de divulgação e compartilhamento de experiências, durante a leitura de obras acreanas
“Em 2015, eu li a primeira história de ficção que se passava em Rio Branco. A partir daí, eu quis compartilhar o que pensava sobre a obra, e sobre outras que também narram personagens e cidades do nosso estado”, enfatiza Karolini, sobre o interesse na literatura feita no Acre.
Para participar do encontro, basta preencher o formulário de inscrição, de forma gratuita, pela página do Instagram @clubeprateleira, ou presencialmente, durante a recepção do evento. Aos leitores e participantes inscritos, será disponibilizado certificado de participação de 20 horas, em data posterior ao evento.
Sobre “Cinco Mortes Simples”, de Elenckey Pimentel
A ficção escrita pelo autor xapuriense Elenckey Pimentel narra uma série de assassinatos misteriosos que tiram a paz dos moradores da cidade de Xapuri.
“Um jovem psicanalista começa a suspeitar das causas do ocorrido, após perceber características semelhantes na primeira e na segunda morte. Daí, advertindo o delegado da cidade sobre a possibilidade de serem assassinatos em série, ele começa a colaborar com a polícia, para a solução destas e das outras mortes que acontecem nos meses seguintes”, detalha o autor.
O livro é uma publicação internacional, lançado em 2020, pela editora portuguesa Chiado, e, em 2022, disponibilizado para impressão, tornando-se livro físico.
Clube do Livro Prateleira
Com foco na leitura de livros sobre o estado do Acre, suas cidades e personagens, o Clube Prateleira reuniu leitores e autores para a realização do “Seminário Cultural Clube do Livro Prateleira: leituras sobre o Acre”. Em 2022, foram lidas e discutidas obras como “Noites Alienígenas”, de Sérgio de Carvalho, e “Acre: um estado de espírito”, do jornalista acreano, Elson Martins.
O primeiro e o segundo encontro do clube foram realizados com o financiamento do edital de cultura da Prefeitura de Rio Branco, através da Fundação Garibaldi Brasil, FGB. Já para o ano de 2023, o projeto segue de forma independente.