Na manhã desta terça-feira, 17, o nível do Rio Acre, em Rio Branco, registrou 7,48 metros. De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, o manancial aumentou mais de um metro e meio na Capital, nas últimas 24 horas. A elevação, segundo o gestor, ocorre. principalmente. pela vazante nas cabeceiras.
“Continuamos na instabilidade! Tivemos no final da última semana, principalmente no domingo, 15, o aumento no nível das águas do Rio Acre, em Assis Brasil, de 3,50 metros; e, em Xapuri e Capixaba, de mais 2 metros. De ontem, para hoje, tivemos o aumento de mais de três metros em Brasiléia, o que faz elevar o nível do manancial em Rio Branco, que subiu mais de 1,5 metros nas últimas 24 horas”.
Falcão ressaltou que, na Capital, o manancial apresentava 5,86 metros, no início da segunda-feira, 16, e, agora está com 7,48 metros. “Isso mostra que tem chovido bastante nas cabeceiras. Sabemos que em Rio Branco somos impactados diretamente por tudo que acontece em alguns municípios que banham o Rio Acre, com exceção de Porto Acre”, explica.
O coordenador também alertou que, se ocorrer chuvas intensas, podemos chegar até 12 metros em um curto espaço de tempo.
“Vale também ressaltar que o transbordamento, em 2021, foi no dia 10 de fevereiro, e, em 2022, foi no dia 17 de março. Então, ainda estamos com uma certa ‘tranquilidade’, no mês de janeiro. No entanto, não garante que essa situação não possa mudar. O manancial está subindo e baixando de forma muito rápida. Vamos continuar com os nossos planejamentos para socorro e resposta a nossa população, caso ocorra alagamento”, concluiu Cláudio Falcão.