Após denúncia anônima, relatando que carros utilizados na gestão municipal estariam em condição de “depredação, abandono e inadequação na guarda de bens públicos”, o Ministério Público do Acre (MPAC) recomendou que a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI), local onde esses veículos se encontram, removesse todos para ambiente adequado.
A indicação, publicada na edição do Diário Eletrônico do MPAC, desta segunda-feira, 16, ressalta que tratores, retroescavadeiras e caminhões pertencentes ao patrimônio público, estão em local inadequado e sofrendo avarias. Joabe Lira (foto), secretário da SMCCI, salientou que alguns equipamentos estão armazenados há mais de três décadas no local.
“Primeiro tem que entender que não é abandono, esses equipamentos estão no pátio há 30 anos. Esse é um problema antigo. Eles já estavam aqui, desde que assumimos a gestão. Desses, conseguimos fazer a recuperação e manutenção de sete veículos, que são utilizados na secretaria. O prefeito Tião Bocalom já autorizou a construção de uma nova sede da Zeladoria, bem mais estruturada”, destacou o secretário.
De acordo com o MPAC, o Executivo municipal tem três dias úteis para encaminhar resposta, com a definição de medidas que serão adotadas para solucionar o problema, além de solicitar que os equipamentos sejam encaminhados a um local onde não fiquem expostos ao sol e a chuva.