Um princípio de motim foi registrado na noite de segunda-feira, 2, no Presídio Manoel Neri da Silva, em Cruzeiro do Sul. O tumulto ficou concentrado no pavilhão 7. Familiares dos presos se reuniram em frente à unidade prisional. Em nota publicada na manhã desta terça-feira, 3, os órgãos de Segurança do Acre informaram que a situação no local já está controlada, e que não houve registro de fuga.
“A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e o Instituto de Administração Penitenciária do Estado do Acre (Iapen), informou que a equipe de policiais penais plantonistas, com o apoio do Grupo Penitenciário de Operações Especiais, além das polícias Militar e Civil daquela localidade, agiu em tempo hábil, dando a devida resposta e contendo a parcela de apenados que tentaram subverter a ordem”, diz a nota.
O texto, assinado pelo novo secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, coronel José Américo De Souza Gaia, e pelo Presidente do Instituto de Administração Penitenciária, Glauber Feitoza Maia, destaca que também foram realizadas verificações no estabelecimento penal a fim de checar possíveis danos à estrutura predial e retirar materiais não permitidos ou com quantidades excessivas.