Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Aumento abusivo do plano de saúde. Você sabe como identificar?

A deficiência do Sistema Único de Saúde (SUS), leva as pessoas a comprometerem boa parte de sua renda com a contratação de planos de saúde, deixando em segundo plano outras necessidades básicas para ter a garantia de que ter acesso a serviços de saúde.

No entanto, arcar com o pagamento dos planos de saúde diante do cenário econômico atual, tem sido cada vez mais difícil, obrigando muitas vezes o beneficiário a cancelar o plano de saúde, por não conseguir pagar as mensalidades.

Um dos fatores que impossibilitam manter o pagamento dos planos de saúde, sem impactar diretamente no orçamento familiar são os reajustes anuais.

Você já parou para analisar os reajustes do seu plano nos últimos anos? É importante esclarecer que embora exista previsão contratual, o aumento dos planos coletivos por adesão não precisa seguir o mesmo percentual dos planos individuais, o que coloca o consumidor em extrema desvantagem.

Caso você venha percebendo que seu plano tem aumentado muito nos últimos anos e você não consiga sozinho entender como o aumento vem ocorrendo, é necessário procurar um advogado para que ele analise o contrato.

Antes de procurar um advogado é necessário que você reúna alguns documentos indispensáveis:

Se após a análise ficar comprovado que os reajustes foram abusivos, não resta outra solução a não ser recorrer ao judiciário para garantir seus direitos.

 

Eu sou Aline Ramalho, enfermeira, advogada, uma mente inquieta na busca de conhecimentos, pessoa resiliente, amante de café e boa música. Estudei enfermagem e presenciei os mais diversos sofrimentos experimentados pelo ser humano , percebi que a enfermagem não era suficiente, minha realização veio no Direito, no estudo sobre cuidados paliativos, cuidados em fim de vida e testamento vital, no exercício da advocacia, na atuação em saúde e auxiliar pessoas em busca de medicamento/tratamentos que salvam, transformam.

Sair da versão mobile