Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Abertas as inscrições para a oficina de Iluminação Cênica com Lenine Alencar e Luíz Rabicó

Iluminadores acreanos com vasta experiência na criação da iluminação cênica, Lenine Alencar e Luiz Rabicó abriram inscrições para a Oficina de Iluminação Cênica, que vai abordar vários temas, como a História da Iluminação, Arquitetura Cênica, Eletricidade Básica para o Teatro, Projetos, Documentação Cênica, Cores, Equipamentos, Plano de Luz e Afinação da Luz.

Luiz Rabicó (Foto: Cedida)

Estão abertas as inscrições para a Oficina de Iluminação Cênica, que vai abordar vários temas, como a História da Iluminação, Arquitetura Cênica, Eletricidade Básica para o Teatro, Projetos, Documentação Cênica, Cores, Equipamentos, Plano de Luz e Afinação da Luz.

Os interessados podem ser inscrever até o dia 25 de fevereiro, na página da Cia Visse & Versa. Ao todo, estão sendo ofertadas 20 vagas, para pessoas com idade mínima de 16 anos.

A oficina tem como foco a capacitação inicial para o desenvolvimento de habilidades técnicas (reconhecimento da estrutura elétrica, confecção de mapas de luz e operação da mesa de comando de luz); criação artística para o ofício do iluminador cênico (história da iluminação no espetáculo, novas tecnologias na área, e conhecimentos avançados na manutenção de equipamentos), com foco na formação para atendimento nas diversificadas áreas artísticas (teatro, dança, circo, música e artes visuais).

O projeto é financiado pelo Fundo Municipal de Cultura/ FGB edital de Arte/ 2022, em parceria com a Cia. Visse e Versa, SESC e FETAC.

Oficineiros

 

Lenine Alencar (Foto: Cedida)

Dentro do entretenimento da arte os profissionais em iluminação cênica, sabem a real necessidade de se dominar todo o sistema de iluminação, desde sua compreensão técnica de aparelhos e consoles, até o domínio de seu processo visual e estímulos psicológicos.

Por isso, a necessidade do artista, o técnico e criador da luz ter claro que os equipamentos responsáveis para produzir fontes de luminosidade não são usados apenas no teatro, mas em diversos tipos de espetáculos, como shows, óperas, balés, musicais, etc., trazendo a cena a temperatura, a incidência, a ambientação espacial e a dramaturgia luz como elementos importantes para o espetáculo, sendo instrumento do entretenimento.

Lenine começou com iluminação em Rio Branco, quando não existia o profissional da área no Acre. Iluminou vários espetáculos locais na década de 80 e 90 e atualmente tem criado luz de trabalhos que esteja envolvido diretamente como Diretor, ator ou produtor. Com formação em Iluminotécnicano CETAC – Centro Técnico de Artes Cênicas da FUNARTE, além de ter contribuído com a formação prática de vários iluminadores locais, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre esse assunto com outros artistas e técnicos.

Luiz Rabicó tem sido um dos técnicos mais solicitados pelos artistas locais, por ser uma pessoa que além de acompanhar e parceiro de Lenine Alencar nessa trajetória, foi o iluminador acreano que teve a oportunidade de trabalhar a pesquisa de montagem de Luz do espetáculo “História de Quirá”, premiado com a melhor iluminação Cênica do Festival Nacional de Teatro. Enquanto técnico os participantes da oficina estarão em boas mãos.

Sair da versão mobile