Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acre e Roraima são os únicos estados que não participarão de Concurso Brasileiro de Cervejas

Imagem meramente ilustrativa

Maior competição do gênero no Brasil, o Concurso Brasileiro de Cervejas corrobora sua mania de grandeza para a edição de 2023, que acontece entre os dias 6 e 8 de março.

Neste ano estão inscritas 4.085 amostras de 565 cervejarias espalhadas pelo país. Em 2022, edição que antes detinha o recorde, foram 3.635 rótulos, o que significa crescimento atual de cerca de 12%. O número de cervejarias, porém, não foi superado —no evento anterior foram 587 cervejarias.

Se a quantidade de cervejarias diminuiu, elas estão mais espalhadas pelo país. Neste ano, 25 estados estão representados, quatro a mais do que em 2022. Apenas Acre e Roraima estão ausentes do concurso, que concede medalhas de ouro, prata ou bronze para 166 estilos de cerveja diferentes.

“Nos consolidamos como uma referência mundial, um feito e tanto para nosso país, diante de tanta representatividade”, celebra Develon da Rocha, presidente da Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (Ablutec), que organiza o evento.

Neste ano o Festival Brasileiro da Cerveja volta a acontecer na sequência do concurso, integrando a Semana Brasileira da Cerveja (www.semanadacervejabrasileira.com.br), no Parque Vila Germânica, palco da tradicional Oktoberfest de Blumenau.

Aberto ao público, o FBC acontece entre os dias 8 e 11 de março, reunindo estandes de algumas das principais cervejas artesanais do país. Os ingressos estão à venda no site Ticket Mais, a partir de R$ 22 (R$ 11, meia entrada).

No ano passado, a cervejaria gaúcha Alem Bier, de Flores da Cunha, foi a campeã do CBC, com 10 medalhas (4 de ouro). A cervejaria Blumenau (SC) ficou em segundo, com a também catarinense Sabores do Malte em terceiro.

Além da melhor cervejaria, o melhor rótulo entre as 4.085 inscritas ganha o prêmio Best of Show, que neste ano garante a participação nos prestigiados Brussels Beer Challenge, na Bélgica, e European Beer Star, na Alemanha.

Em um intercâmbio com a Itália, a melhor nos estilos italian grape ale e sour italian grape ale também vão concorrer em um mundial de cervejas do gênero, em solo italiano.

Por: Valor Econômico 

Sair da versão mobile