Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acre tem apenas 11,4% da população com acesso a tratamento de esgoto, aponta Instituto

Segundo o último estudo realizado pelo Instituto Trata Brasil, apenas 11,4% dos 849.470 acreanos possuem coleta e tratamento de esgoto em suas residências, apontando o estado do Acre como um dos estados brasileiros com os piores índices de saneamento básico do país.

As informações divulgadas expõem que até o ano de 2020, 9 em cada 10 habitantes do Acre não tinham coleta de esgoto em suas habitações,. Sendo a maioria, 88,4% a população do estado convive com a ausência do serviço. Os dados apontam que a região norte brasileira lidera nas dificuldades de acesso a água e esgotamento sanitário.

De acordo com os documentos do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), referentes ao ano de 2020, Rio Branco tem o quarto pior saneamento básico do Brasil, ficando atrás apenas de Macapá (AP), Porto Velho (RO) e Santarém (PA).

O Instituto Trata Brasil, órgão responsável pela divulgação dos dados, atua desde 2007 informando sobre a universalização do saneamento básico e desenvolvendo projetos em regiões vulneráveis, buscando contribuir para a melhoria da saúde da população, a proteção e a garantia da universalização do acesso aos serviços de água tratada, coleta e tratamento dos esgotos no país.

 

Sair da versão mobile