Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Alunos da Ufac reclamam da suspensão de alguns alimentos no RU: ‘o feijão faz muita falta’

A suspensão fornecimento de alguns alimentos tem afetado os alunos da Universidade Federal do Acre (Ufac), que diariamente fazem suas refeições no Restaurante Universitário. O RU, como é chamado, está desde o início do mês de fevereiro sem o fornecimento de alimentos essenciais, como pão, açúcar e feijão, por conta do rompimento contratual com a empresa que fornecia os alimentos.

Desde 2014 os estudantes da Universidade podem fazer as três refeições diárias (café, almoço e janta) por R$ 1 cada. A medida foi tomada para reduzir os gastos dos alunos com as refeições. Entretanto, com a falta de alimentos essenciais como o feijão no cardápio, muitos alunos são afetados e tem sua alimentação prejudicada.

“Às vezes eu janto só pra não ficar com fome, mas a comida está muito seca, é até difícil comer. O feijão faz muita falta porque nem sempre a carne vem suficiente no prato, então eu sempre como mais arroz e feijão”, relata Vitória Silva, estudante da Universidade desde novembro de 2022.

A falta do feijão nas refeições é a maior reclamação dos estudantes.

Os alunos com restrição alimentar, como veganos e vegetarianos, estão sendo ainda mais prejudicados pela falta de fornecimento do feijão, rico em nutrientes para as pessoas que optaram por não comer carne animal.

“Além da falta de feijão, às vezes também falta ovo, aí quem não come carne precisa buscar outras formas de se alimentar, gastando muito dinheiro ou se contentando com salada e arroz, que não dá a sustância necessária”, conta Tácila Matos, aluna da Ufac com restrições alimentares por ser vegana.

Ao site A GAZETA, a assessoria da Ufac informou que os novos processos contratuais estão na fase de apresentação de propostas, e a previsão é que esses alimentos voltem a ser fornecidos no mês de março.

Sair da versão mobile