De acordo com a Defesa Civil Municipal, em 18 dias de fevereiro já choveu 49% a mais do que se esperava para o período. Somente neste sábado, 18, foram registrados 96,8 milímetros de água em Rio Branco.
“Possivelmente, podemos alcançar os 100% a mais de chuva, até o final de fevereiro”, destacou o coordenador da Defesa Civil Municipal, coronel Cláudio Falcão.
A média de chuva prevista para todo o mês de fevereiro era de 299 milímetros, mas a capital acreana já acumula 444 milímetros. Apesar disso, o nível do Rio Acre tem apresentado vazantes nos últimos dias, entretanto, a possibilidade de uma inundação ainda é avaliada pelos órgãos de defesa.
“O que tem feito que o Rio Acre apresente uma vazante em Rio Branco é não predominância de chuvas nas cabeceiras. Contudo, estamos com um cenário similar a 2021 e 2022, em que ouve transbordamento em fevereiro e março. Então, nós temos um risco de alagação entre 10 de fevereiro a 19 de março”, alertou o coronel.
Segundo o gestor, além do Rio Acre, a Defesa Civil tem monitorado de perto a situação dos igarapés. “Mesmo que não haja transbordamento, teremos muitos problemas com o igarapés”, frisou.
Neste domingo, o Rio Acre registrou a cota de 10,48 milímetros.