O Instituto Federal do Acre realizou, nesta quarta-feira, 8, a doação de material reciclável para a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis do Acre (Catar). A entrega dos papéis fragmentados foi feita pelo coordenador de Protocolo e Arquivo Leandreson da Cunha Pessoa, e as arquivistas Elane Rodrigues da Silva Ferreira e Maria Carolina Clares do Nascimento Araújo.
Conforme explica Leandreson Pessoa, desde 2017 com a chegada dos primeiros arquivistas da instituição, o Ifac tem desenvolvido ações gradativas e contínuas na organização de documentos. Por meio da Coordenação de Protocolo e Arquivo (Copar), vinha sendo realizado um trabalho de tratamento de documentos.
“Verificamos cópias duplicatas e rascunhos de documentos que estavam armazenados no arquivo sem necessidade. Com isso, iniciamos o processo de fragmentação desses papéis que estava tomando espaço físico da instituição”.
Para o coordenador de Protocolo e Arquivo do Ifac, a entrega do material à Catar “é o início de uma parceria que oferece uma finalidade sustentável aos extratos dos papéis, que poderão ser aproveitados de outra maneira, após a reciclagem”. A expectativa, segundo Leandreson Pessoa é que nos próximos meses o Ifac assine um termo de parceria com a cooperativa.
Gestão de Documentos
A Coordenação de Protocolo e Arquivo, através do seu programa de Gestão de Documentos e com autorização do Arquivo Nacional, prevê a eliminação e descarte de processos e documentos de “atividades-meio”, que já tenham expirado o prazo de guarda determinado pela Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos do Poder Executivo Federal. O descarte do material seguiu as regras e moldes estabelecidos pelo Arquivo Nacional.
Cooperativa Catar
A Cooperativa Catar foi criada em 2005 e conta com a parceria de diversos catadores. No local, os profissionais coletam todo tipo de material plástico, papéis e papelões. Cerca de trinta catadores são beneficiados com o projeto que funciona na rua Alameda Sabiá, no Distrito Industrial.