Por meio de suas redes sociais, o Instituto Mulheres da Amazônia (IMA) tem realizado um trabalho de conscientização dos foliões e foliãs sobre o crime de importunação sexual, além alertar as mulheres sobre cuidados e direitos.
O IMA também está utilizando as suas plataformas digitais para anunciar o retorno da Central de Atendimento à Mulher, Disque 180 – serviço de utilidade pública essencial para o enfrentamento à violência contra a mulher. Além de receber denúncias de violações contra as mulheres, a central encaminha o conteúdo dos relatos aos órgãos competentes e monitora o andamento dos processos.
O serviço também tem a atribuição de orientar mulheres em situação de violência, direcionando-as para os serviços especializados da rede de atendimento. No Ligue 180, ainda é possível se informar sobre os direitos da mulher, a legislação vigente sobre o tema e a rede de atendimento e acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade.
“O Disque 180foi todo reestruturado nesse novo governo Lula, através do Ministério da Mulher que tem à frente da pasta a competente Ministra Cida Gonçalves. O 180 está funcionando 24 horas a todo vapor”, destacou a presidente do Instituto Mulheres da Amazônia, Concita Maia Manchineri.