Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Matrículas aumentam, mas Acre é o 4º pior em número de alunos no período integral

Segundo o Censo Escolar do ano passado, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o número de matrículas aumentou e voltou aos níveis de antes da pandemia.

Porém, o Acre ainda ocupa posições abaixo da média brasileira e figura entre os últimos estados no país no número, por exemplo, no número de estudantes em tempo integral nas escolas da rede de ensino fundamental, que vai do 1° ao 9° ano.

Apenas 5,3% dos estudantes do ensino fundamental estão em escola de tempo integral, o que coloca o Acre como o quarto pior estado do país, à frente somente de Roraima, Rondônia e Amapá, que são os três piores.

No caso do ensino fundamental, a média nacional de estudantes em escolas de tempo integral é de 14,4%. Os estados com os melhores índices são Ceará (41%,), Piauí (38,8%) e Maranhão (38%).

Já em relação ao ensino médio, a posição do Acre no ranking nacional melhora, mas ainda permanece abaixo da média nacional. Os dados do INEP mostram que o Acre está na 11a posição entre os 26 estados do país, mais o Distrito Federal, com um percentual de 13,4% dos estudantes do ensino médio em escolas de tempo integral. A média nacional é de 20,4 e os melhores índices estão em Pernambuco (62,5%), Paraíba (57,8%) e Ceará (42,1%).

Sair da versão mobile