Quatro dias antes da festividade, o carnaval tradicional do bairro Esperança, que seria realizado nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro, foi cancelado pelos moradores na quarta-feira, 15, como solução para impedir que o evento, com uma expectativa de público de mais de 20 mil pessoas, fosse realizado sem segurança pública, o que influencia diretamente nas possibilidades de infrações e delitos.
Segundo informações divulgadas pela organização do evento, a Polícia Militar do Acre comunicou que não haveria condições de cobrir a área interna do evento, já que o órgão estaria empenhado em cobrir o Carnaval da Família, na Arena da Floresta.
A assessoria da Policia Militar afirma ter recomendado que os organizadores contratassem uma segurança particular para a área interna do evento, mas garantiriam um policiamento de rota na área externa.
Entretanto, com a ausência da proteção interna, os moradores do bairro optaram por cancelar o carnaval marcado para o próximo domingo, 19, e realizar o evento fora de época, no mês de maio.
“É impossível promover sem a presença da segurança pública. Optamos por realizar em outra data, com a mesma estrutura, e com a segurança que os rio-branquenses merecem”, explica o morador do bairro e organizador do evento, Luiz Carlos.
O Carnaval Esperança Folia acontece desde 2002, e iria retornar neste mês após dois anos de pandemia da Covid-19. A festividade é financiada pela Fundo Estadual de Fundação Elias Mansour (FEM), por meio do Governo do Estado.