De acordo com assessoria da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), a mulher que aparece em um vídeo, fazendo xingamentos racistas contra o motoboy Alessandro Monteiro, de 26 anos, foi internada, na tarde desta terça-feira, 7, no Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac).
Identificada como Mafiza Souza Cardoso, 43 anos, a mulher teria problemas de saúde mental e estaria sem tomar medicação. A agressão aconteceu na entrada de uma farmácia, no bairro Floresta, em Rio Branco.
Em uma entrevista concedida ao AC 24 Horas, a irmã de Mafiza, comentou o caso. “A situação dela é complicada. Já esteve no Hosmac antes, tem esquizofrenia, mania de perseguição e está sem tomar a medicação. Primeiro porque ela não aceita a doença”, afirmou Maíza Cardoso.
Para Maíza, não se trata de um caso de racismo. “Não é um caso de racismo, é um caso de pessoa que tem problemas mentais, que está sem tomar a medicação”, disse.
Repercussão
O suposto caso de racismo tem repercutido nas redes sociais. O vídeo que registra toda a cena e os xingamentos contra Alessandro, foi compartilhado pela deputada federal Socorro Neri (PP).
“Não há justificativa para a violência e o preconceito. Injúria racial é crime! Que a justiça seja feita e a autora seja responsabilizada pelo seu ato”, publicou Neri.
Expresso o meu repúdio ao ataque racista ocorrido nesta manhã contra um trabalhador acreano.
Não há justificativa para a violência e o preconceito. Injúria racial é crime! Que a justiça seja feita e a autora seja responsabilizada pelo seu ato.pic.twitter.com/4h0WAAyxLm
— Socorro Neri (@SocorroNeriAc) February 7, 2023
Entenda o caso
Segundo o motoboy Alessandro Monteiro, ele estava trabalhando, quando uma mulher, que saiu da farmácia, começou a xingá-lo, sem motivos.
Nas imagens, é possível ver que a mulher não fica intimidada com a gravação. São trinta segundos de acusações e xingamentos contra o motoboy.