Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

No Acre, Igreja Católica inicia os preparativos para a Campanha da Fraternidade 2023

A Diocese de Rio Branco já começou os preparativos do lançamento da Campanha da Fraternidade 2023. Com o tema: “Fraternidade e fome”, a igreja católica ressalta a importância do amor ao próximo e a preocupação com milhões de brasileiros que vivem em extrema miséria.

O início da programação ocorreu no último final de semana, na catedral Nossa Senhora de Nazaré. Por problemas de saúde, a celebração religiosa não contou com a presença do bispo diocesano Dom Joaquim Pertiñez Fernández.

O padre Massimo Lombardi, coordenador do Instituto Ecumênico Fé e Política do Acre, falou que as paróquias fazem o lançamento da campanha no domingo de Ramos, com o lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16)”.

O presbítero ressaltou que essa é a 60ª campanha patrocinada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); momento da igreja celebrar o tempo da Quaresma, com oração, jejum e caridade aos menos favorecidos que vivem nas cidades acreanas em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com levantamento feito pela Rede Brasileira de Segurança Alimentar e Nutricional, mais de 33 milhões de pessoas estão em situação de fome no país. No Acre, o estudo das Múltiplas Dimensões da Pobreza na Infância e na Adolescência no Brasil revelou que, de cada 100 crianças e adolescentes, pelo menos 83 de cada vivem na pobreza.

No ano passado, o Estado registrou crescimento das famílias em situação de vulnerabilidade social, pois contava com 531.638 famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), mas apenas 133.379 famílias contempladas com o benefício do Abono Brasil.

Ainda, segundo a análise, há quatro anos chegavam em torno de 136.876 famílias acreanas no CadÚnico e apenas 88.507 famílias carentes assistidas pelo Programa Bolsa Família (PBF) no Estado, sendo que 48 mil delas estavam na fila de espera do programa social do governo federal.

Sair da versão mobile