Os novos dirigentes do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), composta pela desembargadora Regina Ferrari (presidente) e os desembargadores Luís Camolez (vice-presidente) e Samoel Evangelista (corregedor-geral da Justiça), tomaram posse nesta segunda-feira, 06, para o Biênio 2023-2025
Além de todos os desembargadores membros do Colegiado Pleno Administrativo do TJAC, estiveram presentes, entre várias outras autoridades civis e militares, o procurador-geral de Justiça Danilo Lovisaro; a defensora pública geral do Acre, Simone Santiago; o presidente da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), o juiz Fábio Farias; a presidente em exercício da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre (OAB/AC), Socorro Rodrigues; o governador e a vice-governadora do Estado, Gladson Cameli e Mailza Gomes; o senador da República Sérgio Petecão; o presidente da Aleac, deputado estadual Luiz Gonzaga; o presidente do TCE/AC, conselheiro José Ribamar Trindade; o superintendente da Polícia Federal, delegado Eduardo Rodrigues dos Santos, a reitora da UFAC, professora Guida Aquino.
Como convidados da nova presidente vieram de outros estados prestigiar a cerimônia: o desembargador Alexandre Miguel do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO); Marco Villas Boas, do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO); João Simões, do Tribunal do Estado do Amazonas (TJAM); Caetano Levi do Tribunal de Justiça mineiro (TJMG); Raduan Miguel Filho, diretor da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron); o conselheiro do CNJ, advogado Marcos Vinícius; além do conselheiro nacional do Ministério Público, Oswaldo D’ Albuquerque.
Se fizeram presentes, ainda, os desembargadores aposentados Adair Longuini, Arquilau de Castro, Izaura Maia, Miracele Borges e Maria Penha; além de grande número de juízes estaduais e federais, promotores e procuradores de Justiça, defensores públicos, parlamentares dos Poderes Legislativos Estadual e do Município de Rio Branco, assim como, representantes sindicais de servidores e servidoras do Judiciário.
Transmissão do cargo
Antes de transmitir o cargo a desembargadora-presidente durante o Biênio 2021-2023, Waldirene Cordeiro, fez um breve resumo das conquistas obtidas pelo TJAC no período em que esteve à frente da Administração, como o aumento do percentual de repasse do Poder Judiciário, a instalação das usinas fotovoltaicas das Cidades da Justiça de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, a instalação da 2ª Vara de Proteção à Mulher, pagamento integral da Gratificação por Alcance de Resultados (GAR), entre outros feitos.
A agora ex-presidente também agradeceu emocionada aos amigos, parceiros, magistradas e magistrados, servidoras e servidores, gerentes, diretores, bem como aos desembargadores Roberto Barros e Elcio Mendes, com quem compôs a gestão do Biênio 2021-2023, sendo, ao final, ovacionada pelo público presente.
A desembargadora Waldirene Cordeiro se colocou, ainda, à disposição da nova Administração e reafirmou seu compromisso em continuar prestando os serviços jurisdicionais em benefício da população acreana. “Chegou o momento de despedida. Dia em que me despeço da Presidência deste Sodalício com o coração cheio de alegria, com a alma regozijante, com o sentimento do dever cumprido e gratidão ao eterno Deus. A despedida é apenas da Presidência, pois permanecerei disponível a somar, naquilo que for possível, com as ações que guiarão os próximos caminhos do nosso Tribunal de Justiça”, disse Waldirene Cordeiro.
Em seguida, dando continuidade à cerimônia foi homenageado, com a Honraria do Mérito Judiciário, no grau Grã-Cruz, o governador Gladson Cameli, pelos valorosos serviços prestados ao Poder Judiciário do Estado do Acre.
Como último ato no cargo, Waldirene Cordeiro também conferiu à nova desembargadora-presidente a Honraria do Mérito Judiciário, no grau Grão-Mestre, juntamente com o Grão-Colar, reservado exclusivamente aos presidentes do TJAC.