Entre confetes, serpentinas e músicas carnavalescas, os pacientes internados no Hospital da Criança, no Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into-AC), de Rio Branco, ganharam na última sexta-feira, 17, um dia de Carnaval com direito a fantasias e máscaras. O festejo teve decoração temática, pintura de rosto, bingo, doces, sucos e pipocas.
A ação foi promovida pela equipe multidisciplinar da brinquedoteca da unidade. “Nosso objetivo é a humanização da pediatria amenizando o sofrimento das crianças internadas. A ação também promove o acolhimento e a melhoria na qualidade da assistência prestada aos pacientes. Sempre que podemos, estamos realizando ações de integração como estas”, explicou Carina Hechenberger, gerente geral do Sistema Assistencial a Saúde da Mulher e da Criança (Sasmc).
Com apenas 8 meses de vida, Luísa Rebecca Souza nasceu com uma doença rara e sofre com a síndrome do intestino curto. A criança está internada na unidade há seis meses e, mesmo traquiostomizada, foi uma das que a mãe Larissa Vieira fez questão de vestir a caráter, para participar do evento.
“O Hospital acaba sendo um lugar estressante para uma criança que precisa passar por tratamento muito tempo e atitudes como essa acabam trazendo um pouco de conforto não só para elas, mas também aos acompanhantes. É gratificante vê-las se divertindo, podendo brincar e ter um dia de descontração. Dava pra ver a alegria no rostinho delas. Foi tudo muito divertido, lembrou Larissa.