Os preparativos para a folia de 2023 estão a todo vapor! O prefeito de Rio de Branco, Tião Bocalom e o governador do Estado, Gladson Cameli, visitaram na tarde dessa quinta-feira (16), a estrutura da organização para o Carnaval da Família, no estacionamento da Arena da Floresta.
O governador Gladson Camelli disse que graças a parceria com a prefeitura e todos os poderes será o Carnaval das Famílias.
“Nós precisamos melhorar a autoestima das pessoas. Fazer uma festa que passe para a população segurança, tranquilidade, que ela possa vir e se divertir.”
O prefeito Tião Bocalom afirmou que a população pode esperar o melhor carnaval que Rio Branco já teve.
“Podem trazer a família para se divertir. Tenham certeza de uma coisa, dificilmente, alguém vai lhe importunar, pois vai ser muito bem cuidado pela Segurança Pública do Estado com muitos policiais militares, civis, câmeras instaladas por todos os cantos.”
De acordo com o diretor-presidente da FGB, Pedro Aragão, no primeiro dia haverá o concurso de realezas para escolha da Rainha do Carnaval, Rei Momo, Rainha Trans e Rainha Gay 2023. O baile infantil está previsto para a terceira noite de carnaval. Na quarta noite haverá o Baile para Terceira Idade e na última noite, o encerramento, em frente a prefeitura com o desfile dos Blocos Carnavalescos. O evento contará com artistas locais fazendo a alegria dos foliões.
O diretor-presidente FGB, Pedro Aragão, explicou que será um carnaval recheado de grandes novidades com várias horas de festa.
“Das 17h até às 3h da manhã, estaremos fazendo nosso carnaval para toda a população. Nós teremos também três grandes movimentos da cultura popular acreana, que são o Jabuti-bumbá, Marujada e o Maracatu do Pé Rachado, que também se apresentarão e será uma linda festa, a gente não tem dúvida disso.”
O sistema de segurança para que a população possa aproveitar as cinco noites está sendo instalado no local. De acordo com o secretário de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia, todas as forças de segurança do Estado e Município, como Bombeiros, Polícia Civil, Detran e RBTrans estão envolvidos para prover a segurança pública durante as festividades. 15 câmeras instaladas, algumas com reconhecimento facial e outras com visão de 360 graus de alcance, além de drones e helicópteros sobrevoando o evento, quando necessário, para que se tenha uma visão panorâmica na identificação de qualquer ato suspeito.
O secretário de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia, enfatizou que será feito um controle de acesso muito rigoroso. Serão três locais de acesso ao local do evento. Serão controlados e monitorados todos que irão acessar.
“Serão feitas também algumas abordagens do lado externo e o funcionamento de uma delegacia aqui durante todo o evento, ou seja, qualquer tipo de apuração, de delito que ocorra aqui, serão conduzidos à delegacia itinerante pela polícia civil que estará instalada aqui na Arena da Floresta.”