A sexta edição da campanha “Volta às Aulas!”, realizada pelo grupo social “Pela Vida!”, no bairro Taquari, em Rio Branco, está com o número de doações reduzidos, se comparado a outras edições.
O projeto, que busca arrecadar material escolar para 130 crianças, está a seis dias de sua finalização e alcançou apenas 40% da meta de arrecadação.
A campanha foi iniciada no segundo dia de fevereiro e está com a quantidade de doações drasticamente reduzida, em comparação aos anos anteriores. Para este ano, o grupo também tem uma quantidade maior de crianças mapeadas em comparação às edições passadas, que atendiam de 60 a 100 crianças.
Segundo a organização, qualquer valor ou item escolar pode ser doado. A primeira edição do projeto foi realizada em 2018, quando os voluntários do grupo mapearam seis crianças que não podiam ir à escola por falta de material escolar. No ano seguinte, foram mapeadas 30 crianças. Logo, eram 60, 80, e, neste ano, já são 130 crianças mapeadas.
“Além de ajudar as famílias que não possuem renda para comprar os materiais, essa arrecadação também incentiva as crianças a irem para a escola. Elas ficam animadas”, conta Mel Silva, organizadora do grupo social Pela Vida! e idealizadora da campanha.
Além da Mel, o grupo possui cerca de 20 voluntários, que buscam bater a meta de doações, nestes seis dias restantes. A arrecadação do material acontece todos os anos, desde 2018, no mesmo bairro, entre os meses de fevereiro e março, e com edições extras em junho e julho, quando há a necessidade de repor os materiais das crianças.
O grupo social estipula até o dia 26 de fevereiro para organizar todos os materiais e realizar as entregas.
Grupo Social Pela Vida!
Além da campanha de volta às aulas, o grupo trabalha realizando ações em locais com necessidade de ajuda. Iniciado em 2018 e com ações na capital e no interior, os voluntários trabalham com entrega de cestas básicas, doações de roupa, de sangue, fraldas, entre outros itens. Além do Taquari, outros bairros de Rio Branco recebem ações, anualmente, como a Cidade do Povo, o Bairro da Paz e o Caladinho, aonde são frequentes festas de Dias das Crianças, de Páscoa e de Natal.