Estarão abertas a partir desta terça-feira, 28, no endereço eletrônico: https://www.bcb.gov.br/meubc/valores-a-receber, site administrado pelo Banco Central (Bacen), as consultas para que Pessoa Física, familiares de falecidos, ou empresas (Pessoa Jurídica) saibam se têm valores a receber de bancos, consórcios ou outras instituições. Com a possibilidade, os saques no Sistema de Valores a Receber (SVR), poderão ser feitos no dia 7 de março.
De acordo com o Bacen, cerca de 38 milhões de pessoas físicas e dois milhões de pessoas jurídicas têm R$ 6 bilhões a receber. Neste ano, o sistema terá novidades, como impressão de telas e de protocolos de solicitação para compartilhamento no WhatsApp e inclusão de todos os tipos de valores previstos na norma do SVR.
Também haverá possibilidade de consulta a valores de pessoa falecida, com acesso para herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal. Assim como nas consultas a pessoas vivas, o sistema informará a instituição responsável pelo valor e a faixa de valor.
O Banco Central também ressalta que, se um dos titulares (conta conjunta) pedir o resgate de um valor esquecido, o outro, ao entrar no sistema, conseguirá ver informações como valor, data e CPF de quem fez o pedido.
Alerta sobre golpes
O Bacen alerta os correntistas a terem cuidado com golpes de estelionatários que alegam fazer a intermediação para supostos resgates de valores esquecidos. A autarquia federal esclarece que todos os serviços do Valores a Receber são totalmente gratuitos, que não envia links nem entra em contato para tratar sobre valores a receber ou para confirmar dados pessoais. O beneficiário também não deve fornecer senhas.