Uma equipe técnica da SOS Amazônia planeja a restauração florestal da nascente do Rio Iquiri, importante afluente do Rio Acre. A ocupação do local, acompanhada de atividades agropecuárias, agravou o desmatamento da cabeceira do Iquiri, comprometendo o abastecimento de água na região.
“Essa atividade de recuperação vem pra corrigir um pouco as ações do homem no passado”, comenta o morador Claudemir de Oliveira.
A proposta é criar quintais florestais, com incentivo à segurança alimentar de 20 famílias envolvidas no processo de restauração.
O trabalho terá início em março, com o cercamento das áreas e o plantio de leguminosas e outras espécies mais adaptadas a lugares úmidos, como açaí, buriti e samaúma. Em novembro, depois dos meses mais críticos do verão amazônico, serão plantadas espécies florestais (ipê, maçaranduba, aguano, mogno, etc.) e frutíferas (cacau, graviola, cupuaçu, citros, etc.).
A Vila Hortigranjeira, localizada às margens da BR-317, no município de Capixaba, surgiu a partir de um projeto do governo do Acre para instalar na região um grande polo produtor de legumes, hortaliças e pequenos animais.