9 de janeiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

9 de janeiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

STF derruba lei que proíbe linguagem neutra; Decisão afeta 45 leis e projetos de 20 estados

A linguagem neutra adapta o português para o uso de expressões em que as pessoas não binárias - que não se identificam com os gêneros masculino e feminino - se sintam representadas.

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
11/02/2023 - 09:52
Imagem: Guilherme Zamarioli Youssef/Arte UOL

Imagem: Guilherme Zamarioli Youssef/Arte UOL

Manda no zap!CompartilharTuitar

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de derrubar uma lei de Rondônia que proíbe a linguagem neutra nas escolas públicas e privadas vai afetar de imediato leis ou projetos em outras 19 unidades da Federação. Ao menos 45 iniciativas semelhantes foram aprovadas ou tramitam nos Legislativos municipais e estaduais pelo País, segundo levantamento da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Juristas apontam que, após a publicação do acórdão, a aplicação da lei será imediata e automática, revogando as legislações em vigor e impedindo a aprovação de normas contrárias a esse entendimento.

Até 19 horas de ontem, 9 dos 11 ministros já tinham votado, todos pela inconstitucionalidade da lei, acompanhando o relator, ministro Edson Fachin. Após a regra ser sancionada pelo governo de Rondônia, a Confederação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) entrou com ação direta de inconstitucionalidade no STF pedindo sua revogação.

O ministro Fachin já havia dado liminar suspendendo a vigência da norma. Os especialistas afirmam que a lei também não obriga as escolas a adotarem a linguagem neutra e lembram que ainda há muita resistência ao seu emprego, sobretudo dos pais de alunos. Para o jurista Acacio Miranda da Silva Filho, especialista em Direito Constitucional, o entendimento do Supremo em uma ação que tem repercussão geral é pela inconstitucionalidade das legislações que façam esse tipo de vedação.

“Diante disso, todas as legislações que tiverem o mesmo teor, vedando a utilização da linguagem neutra, serão inconstitucionais e consequentemente não serão aplicadas no nosso ordenamento jurídico”, disse. Os efeitos práticos, segundo ele, são imediatos, levando a que todos os municípios ou Estados que já aprovaram essas legislações, no dia seguinte à publicação do acórdão, já devem deixar de aplicar a vedação à linguagem neutra.

No que diz respeito ao mérito, é importante entendermos que o que se discute é a liberdade quanto à autodeterminação de cada um e a possibilidade, quanto da formação educacional das crianças e do adolescente, de eles terem minimamente acesso à pluralidade da nossa sociedade e, a partir disso, que todos os direitos humanos sejam respeitados.

“Miranda reforça que não há necessidade de provocação, ou seja, de se entrar com alguma medida para que as leis já aprovadas em Estados e municípios sejam revogadas. O entendimento do Supremo é aplicado erga omnes, ou seja, todas as leis que tiverem o mesmo objeto serão afetadas por essa. É um efeito automático.”

Já para o professor de Direito Constitucional Fábio Tavares Sobreira, a decisão do STF foi proferida em ação direta de inconstitucionalidade (Adin), atribuição exclusiva do STF. Toda e qualquer decisão assim pautada produz efeito a partir da publicação do acórdão e todos deverão cumprir, não podendo nenhuma lei ir na contramão desse entendimento do STF.

Para entender

A linguagem neutra adapta o português para o uso de expressões em que as pessoas não binárias – que não se identificam com os gêneros masculino e feminino – se sintam representadas. Artigos feminino e masculino são adaptados com “x”, “e” ou “@” em alguns casos.

Por Uol Notícias

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Mega-Sena deste sábado deve pagar prêmio de R$ 3 milhões

Próxima Notícia

Mãe e bebê indígenas são resgatados de avião em aldeia no Acre

Mais Notícias

Foto: BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
1º guia gazeta

Bolsonaro pede a Moraes autorização para ter Smart TV em prisão na PF

09/01/2026
Foto: Juan Vicent Diaz
1º destaque

Gladson nomeia novos aprovados do concurso do ISE; veja nomes

09/01/2026
Foto: Divulgação
2º destaque

Salários definidos: decreto fixa calendário de pagamento dos servidores de Rio Branco em 2026; veja datas

09/01/2026
Foto: Ascom/Ieptec
Geral

Ieptec divulga resultado de elegibilidade de processo seletivo; veja nomes

09/01/2026
Fernando Fernandes, que é ex-BBB, atleta paralímpico e apresentador da TV Globo, vai estar no Acre para ministrar palestra. Foto: internet
Destaques Cotidiano

Fernando Fernandes e Joseane Corrêa abrem calendário 2026 de programa de liderança do governo do Acre

09/01/2026
© Sergio Amaral/Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social
5º destaque

Acre prorroga prazo para agricultores participarem da chamada da merenda escolar de 2026

09/01/2026
Mais notícias
Próxima Notícia
Mãe e bebê indígenas são resgatados de avião em aldeia no Acre

Mãe e bebê indígenas são resgatados de avião em aldeia no Acre

Grupo especialista em roubo de imóveis é preso em flagrante no bairro Conquista

Grupo especialista em roubo de imóveis é preso em flagrante no bairro Conquista

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre