Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

TJAC institui Comitê Local da Primeira Infância do Judiciário do Acre

TJAC institui Comitê Local da Primeira Infância do Judiciário do Acre

Com objetivo de dar continuidade as ações e medidas de proteção as crianças e adolescentes, o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) institui o Comitê Gestor Local da Primeira Infância do Poder Judiciário do Acre, com a publicação da Portaria n.°301/2023, publicada na edição n.°7.236 do Diário da Justiça Eletrônico, da sexta-feira, 3.

A organização tem o intuito de executar o projeto “Justiça começa na infância: fortalecendo a atuação do sistema de justiça na promoção de direitos para o desenvolvimento humano e integral”, assim como, atender a Política Judiciária Nacional para a Primeira Infância

Além disso, é dever do Comitê, que será coordenado por uma magistrada ou magistrado, fomentar governança colaborativa tanto no âmbito do Tribunal quanto do sistema de garantias de direitos para proteção das crianças e adolescentes.

Iniciativas acreanas

Ultrapassando seu dever jurisdicional, o Judiciário do Acre implantou a Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), liderada pela desembargadora Regina Ferrari. A CIJ abraçou o desafio da proteção infantil com ações e também articulações interinstitucionais, com órgãos da Rede de Proteção.

Dessa forma, busca-se consolidar a garantia de direitos e ainda realizar de iniciativas e projetos preventivos, como o “Colo de Amor”, onde os membros da CIJ e da Rede de Proteção vão até as casas de acolhimento de crianças, levando itens básicos de necessidade e carinho.

Sair da versão mobile