O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) citou no Diário Eletrônico desta quarta-feira, 15, o pesquisador meteorológico Davi Friale, que teve sua candidatura a deputado estadual indeferida nas eleições de 2022, a apresentar a prestação de contas finais de campanha.
Davi Friale Assis Melo, que se candidatou pelo Partido da Mobilização Nacional (PMN), tem o prazo de 20 dias para apresentar sua prestação de contas sob pena de julgamento.
Segundo o texto, assinado pelo o juiz Armando Dantas do Nascimento Júnior, a apresentação de contas eleitorais deverá ser feita exclusivamente por meio do Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE), disponível nas páginas do TSE e do TRE-AC, com a posterior geração de mídia eletrônica a ser entregue na sede do TRE/AC diretamente na Seção de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias.
Caso a prestação não seja apresentada, Davi Friale não terá direito a sua certidão de quitação eleitoral.
Em 2022, Davi Friale teve sua candidatura a deputado estadual indeferida pela Justiça Eleitoral após o Ministério Público Eleitoral levantar dúvidas sobre a identificação civil do candidato, contanto indícios de falsidade ideológica na documentação apresentada por ele.
Ao indeferir o pedido de registro de candidatura de Friale por meio do Partido da Mobilização Nacional (PMN), o desembargador-relator Luís Vitório Camolez mandou abrir uma investigação sobre o caso.
Na época, o candidato recorreu da decisão e justificou, através das redes sociais, que “há muitos anos se identifica como Davi Friale e que vai continuar usando esse, que é seu único nome”.