O Acre registrou 19 mortes violentas em janeiro deste ano, segundo dados repassados ao g1 pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp). Os dados estão disponíveis no Monitor da Violência.
O Monitor da Violência é uma parceria do g1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Das 19 mortes violentas, 18 foram homicídios dolosos e uma de latrocínio.
Aumento
O número para o primeiro mês deste ano é mais de 100% maior do que o mesmo período de 2022, quando foram 9 mortes violentas em janeiro.
As mortes violentas no Acre tiveram alta de 21,1% em 2022 na comparação com o ano anterior. É o que mostra o Observatório de Análise Criminal divulgado pelo Ministério Público do Estado.
Conforme os dados, entre janeiro e dezembro do ano passado, foram registradas 235 mortes violentas, que incluem os homicídios dolosos consumados, feminicídios, latrocínios, mortes decorrentes de intervenção policial em serviço e fora de serviço e lesão corporal com resultado morte. Em 2021, foram 194 mortes violentas.
Por G1 Acre