Uma operação conjunta entre o Grupo Especial de Fronteira (Gefron), a Companhia de Policiamento com Cães (CPCães) e agentes da Polícia Militar, desarticulou, nesta segunda-feira, 13, em Brasileia, uma ação ilegal de “coites”, criminosos que atuam com o tráfico de pessoas.
A partir das informações obtidas, guarnições foram deslocadas para o município de Epitaciolândia, afim de constatar a veracidade da denúncia. Após montarem acampamento no local, avistaram atividades suspeitas envolvendo duas vans com placas bolivianas que estavam transportando várias pessoas.
Durante a abordagem, algumas pessoas fugiram para uma área de mata, enquanto os veículos eram abordados. Um casal de bolivianos e cerca de cinco homens, posteriormente identificados com nacionalidade indiana, foram detidos com passaportes, malas de roupas e dinheiro de cinco nacionalidades.
De acordo com a polícia, o grupo tinha aproximadamente 20 indianos, que estariam tentando ir para o Estados Unidos da América (EUA), passando pelo Brasil (Acre), acessando a Bolívia e outros países da América do Sul.
Esses teriam sido ludibriados a pagar uma certa quantia em dólares para serem transportados pelo país, mas, foram descobertos e retidos. O caso será investigado pela Polícia Federal, que deverá conduzir os imigrantes para o setor competente, afim de resolver o caso, uma vez que os indianos entraram no Brasil de forma clandestina.
Dois bolivianos foram presos e os veículos deixados à disposição das autoridades federais para sejam responsabilizados pelo delito de tráfico de pessoas. Os demais que conseguiram fugir, não foram localizados até o momento.
Com informações do site O Alto Acre