Na manhã desta quinta-feira, 16, a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) deflagrou a Operação “Lusíadas” objetivando tirar de circulação pessoas envolvidas em crimes contra a vida.
Ao todo, foram cumpridos 22 mandados judiciais, sendo 12 prisões preventivas e 10 mandados de busca e apreensão, todos na região do 2º distrito de Rio Branco.
A ação é o resultado das investigações acerca dos ataques ocorridos no Bairro Santa Inês, em novembro do ano passado, quando foram noticiados homicídios e tentativas de homicídios naquela região.
A Delegacia de Homicídios tem concentrado os esforços não só na apuração dos crimes e responsabilização dos seus autores primários, mas, sobretudo, na identificação, indiciamento e prisão dos seus mandantes, buscando sempre isolar a cadeia de comando entre integrantes das facções que tentaram reiniciar as guerras no final de 2022.
De acordo com o delegado que está à frente da especializada, Alcino Júnior, “ações deste porte mostram o refinamento das investigações por parte das equipes da DHPP, o que tem possibilitado a repressão antecipada a novos crimes contra a vida”.