Após luta e reivindicação do Movimento de Mulheres do Acres, o governador Gladson Cameli (PP) decidiu retornar com a estrutura da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres, atualmente, contemplada em uma Secretaria Adjunta da Assistência Social e Direitos Humanos.
A nova reforma administrativa, que recria a Secretaria de Estado da Mulher e a Secretaria de Estado de Empreendedorismo e Turismo (SEET), entra em vigor no próximo dia 1 de março.
Quem vai gerir a Secretaria de Mulheres é a atual gestora da pasta, delegada Márdhia El-Shawwa, 44 anos, que atua há 20 anos na área de segurança pública do Acre.
“É o reconhecimento do nosso trabalho e, agora, como secretaria, a responsabilidade aumenta. Mas, vamos continuar a desempenhar o trabalho que já estamos fazendo, claro que agora com autonomia administrativa e financeira vai facilitar ainda mais a execução de nossas ações”, disse Márdhia à GAZETA.
A temática de gênero não é novidade para Márdhia, que já foi delegada titular nas Delegacias Especializada de Atendimento à Mulher, Núcleo de Atendimento à Criança e ao Adolescente – Nucria e na Delegacia de Polícia Interestadual.
Na gestão anterior de Cameli, Márdhia era secretária adjunta de Justiça e Segurança Pública. Chegou a ser convidada para assumir a Secretaria de Segurança Pública, mas, optou por atuar na luta por políticas públicas para as mulheres.
Empreendedorismo e Turismo
A Secretaria de Estado de Empreendedorismo e Turismo será gerida por Marcelo Messias, que possui formação em Turismo e Gestão em Petróleo e Gás. O novo secretário estadual de Empreendedorismo e Turismo tem no currículo experiências profissionais no Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) e Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE-AC).
Nesta administração, ocupou a função de diretor-presidente das Empresas Públicas do Estado do Acre e liquidante do Banco do Estado do Acre (Banacrre).