O deputado estadual Emerson Jarude (MDB), encaminhou nesta sexta-feira (24), ao prefeito Tião Bocalom, dois exemplares do Ministério da Justiça e Segurança Pública que tratam sobre a Guarda Municipal, cujo sua criação voltou a ser pauta no município após os recentes episódios de furto de fiação em Rio Branco.
Jarude já vem abordando o assunto desde 2021 quando era vereador. Em setembro ele apresentou o Anteprojeto de Lei para criação da Guarda Municipal de Rio Branco, mas o prefeito vetou. No Plano Plurianual 2022/2025, há uma emenda do atual deputado-aprovada na Câmara de Vereadores- que prevê a criação da Guarda Municipal, que entre outros benefícios, garante a presença de guardas nos prédios públicos onde a população busca atendimento, como unidades de saúdes ou nas secretarias, onde os guardas armados podem atuar e preservar a vida das pessoas.
Os exemplares entregues ao prefeito dão o passo a passo para a criação da instituição e sua regularização, além de indicar as fontes de financiamento. Apenas três capitais do país não possuem a Guarda Municipal e uma delas é Rio Branco.
“Fico muito contente que novamente a criação da Guarda Municipal tenha vindo à tona, pois é fundamental para que os bens públicos do município estejam salvaguardados de furtos, roubos e possíveis outros crimes. Não é papel da Polícia Militar fazer segurança de espaços como o Horto Florestal ou Parque Chico Mendes, mas pela ausência de uma força municipal, resta à Prefeitura pedir ajuda ao Estado. Por isso, a Guarda Municipal deve ser um esforço de todos os representantes dos interesses do povo. É um desejo da nossa população e uma necessidade da nossa cidade”, pontua Jarude.