X

‘O Ego e o Dinheiro’: economista acreano lança livro que analisa a influência do ‘ego’ no agravamento de problemas financeiros

O economista e professor de Economia Carlos Alberto Franco da Costa lançará, às 19h, desta quinta-feira, 9, o seu segundo livro, intitulado ‘O Ego e o Dinheiro’,  resultado de sua prática profissional em consultoria financeira e de alguns anos de estudos na área de Psicologia Econômica. A obra será lançada, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas da Universidade Federal do Acre (Ufac).

‘O Ego e o Dinheiro’ é o segundo livro do economista, professor e consultor financeiro.

Segundo o economista, a leitura é uma análise da relação entre o comportamento das pessoas, a forma como enxergam o dinheiro e a influência que o Ego, da teoria psicanalítica, tem nessa relação.

“O interesse no tema surgiu através da minha experiência profissional. Observei um comportamento padrão nos meus clientes de consultoria e queria entender o porquê desse comportamento”, explica professor, que utilizou a obra como tese para se tornar funcionário titular da Universidade.

Na produção, Carlos uniu as discussões econômicas com a teoria psicanalítica de Sigmund Freud e o conceito de “ego”, associando o agravamento dos problemas financeiros ao desequilíbrio do ego. Além da explicação, o economista também reservou dicas de desenvolvimento pessoal, para que as pessoas aprendam a trabalhar a questão do ego e a minimizar os problemas relacionados à vida financeira.

Este é o segundo livro do autor, sendo o primeiro, ‘Racionalidade e Dinheiro’, um debate sobre os aspectos da racionalidade, nas decisões tomadas na vida financeira. Nesta segunda obra, Carlos Franco disserta sobre como as emoções também fazem parte desse comportamento.

Isabelle Freitas: