Para conter o avanço da violência em nosso Estado, principalmente em relação a assaltos que estão ocorrendo, com frequência, em ônibus que fazem transporte coletivo, os ‘arrastões’, tanto na Capital, como no interior, o secretário de Justiça e Segurança Pública do Acre, José Américo Gaia, anunciou no início desta semana, que medidas já foram tomadas, e que as Forças de Segurança estão trabalhando para coibir a criminalidade.
No dia 27 de janeiro, um ônibus da Transacreana foi atacado por criminosos armados, em um trecho próximo à rotatória da entrada de Manoel Urbano. A ação dos assaltantes foi registrada pelas câmeras de segurança do veículo. Armados com arma de fogo e um facão, os homens roubaram carteiras e outros pertences do motorista, poupando os passageiros da ação. Um dos bandidos foi preso.
Já no sábado, 28, em Rio Branco, dois homens armados fingiram ser passageiros do ônibus que faz a linha da Cidade do Povo, para render o motorista e roubar os passageiros. A ação criminosa aconteceu durante a passagem do veículo pela Ponte Metálica, no Centro de Rio Branco. Horas depois, policiais militares realizaram a prisão de três acusados no bairro Laélia Alcântara.
O secretário destacou que, desde o início de 2023, estão sendo realizadas muitas abordagens a coletivos. “Na faixa de 84 ônibus estão sendo abordados, com 200 pessoas revistadas. Essas medidas, com certeza, serão uma constância para debelar a situação. Estão sendo feitas abordagens intermunicipais e urbanas”, frisou.
Segundo a Sejusp, a situação não é uma realidade exclusiva do Acre, uma vez que os roubos aumentaram em todo o país neste começo de ano, devido à grande circulação de dinheiro relacionada aos eventos de final e começo do ano. Ainda de acordo com a Segurança Pública, já foram realizadas, desde o ano passado, 480 operações no Estado, em que foram parados 4.618 automóveis e 459 pessoas conduzidas à delegacia.