X

O reajuste do salário mínimo e a cilada da margem consignável

Todos os anos o valor do salário mínimo é reajustado.

O reajuste serve para repor o poder de compra do trabalhador brasileiro, levando-se em consideração o índice de inflação acumulado do ano anterior.

Já comentamos aqui que o reajuste do salário mínimo beneficia diretamente trabalhadores empregados e também os beneficiários do INSS.

Quando há reajuste no valor do salário mínimo, o trabalhador consegue melhorar seu acesso à bens e serviços. Além disso, o trabalhador consegue melhorar sua margem consignável para contratar novos empréstimos e adquirir cartões de crédito.

A possibilidade de contratar novos produtos bancários era para ser uma excelente notícia para o trabalhador brasileiro, senão fossem os juros altos e os contratos desleais praticados pelas instituições financeiras.

Hoje o país possui uma excelente legislação dedicada ao consumidor, mesmo assim os brasileiros ainda sofrem com as abusividades dos contratos bancários.

A Justiça brasileira tem recebido inúmeras reclamações sobre contratos e juros exorbitantes praticados pelas instituições financeiras. Esses pleitos têm causado um progressivo aumento de demandas judiciais repetitivas, relativas ao sistema de crédito no Brasil.

Por isso, o consumidor precisa ficar atento e seguir algumas dicas para não cometer erros enquanto contrata um novo empréstimo ou cartão de crédito:

ü  Não assine nada sem ler antes – uma pessoa da sua confiança poderá auxiliar no entendimento das cláusulas do contrato e suas condições de contratação;

ü  Evite instituições financeiras desconhecidas – não contrate bancos que tenham muitas reclamações registradas na internet;

ü  Compare juros e não contrate o primeiro banco que te ofereceu um empréstimo;

ü  Simule o valor das parcelas antes de contratar e saiba quanto vai pagar a mais do que você contratou;

ü  Também procure saber quanto vai pagar de juros e de multas em caso de atraso de parcelas;

ü  Sempre tenha calma e analise previamente as condições oferecidas pelo banco.

O consumidor brasileiro tem feito milagre com o valor do seu salário durante todos esses anos. Por isso, não pode comprometer ainda mais a sua manutenção com contratos bancários desleais.

Utilize o reajuste do salário mínimo para comprar produtos essenciais e reflita se você realmente precisa de um crédito bancário. A melhor medida é contratar empréstimos ou adquirir cartões de crédito somente em casos de emergência.

Caso já tenha contratado um empréstimo ou cartão de crédito com juros abusivos, o consumidor pode reclamar no Procon, Ministério Público ou Justiça.

Um abraço para todos vocês e um excelente dia de trabalho.

Até mais.

Categories: Pablo Angelim Hall
Pablo Angelim Hall: Pablo Angelim Hall é advogado e professor. E-mail: pabloangelim@gmail.com