Os estudantes do curso de jornalismo da Universidade Federal do Acre (Ufac) estão promovendo, de 1 a 3 de março, no campus de Rio Branco, a 11° Semana Acadêmica de Comunicação (Seacom).
O evento começou, nesta quarta-feira, 1, com exposição fotográfica, minicursos, poesia, karaoke, apresentação musical e a palestra de abertura com o tema “Os desafios do jornalismo na era das Fake News”, com o professor e pesquisador do departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Rogério Christofoletti.
Abordando a temática “Jornalismo na Era da Desinformação”, a Seacom promove uma verdadeira integração entre estudantes do curso de Jornalismo, profissionais de comunicação, professores e pesquisadores da área, que atuam não só na universidade, mas, em outras instituições brasileiras, além, claro, da comunidade externa.
A exposição de fotográfica “Mulheres que Voam“ trouxe todo um charme para a abertura do evento. A mostra reúne registros de mulheres durante aulas de tecido acrobático – atividade circense que dialoga equilíbrio, autoconfiança e flexibilidade – com a arte de desenhar com a luz. A obra é da fotógrafa Nattércia Damasceno.
Ao longo da tarde, foram promovidos três minicursos que exploraram diferentes áreas – design, social media e marketing político -, que abriram portas para que os participantes pensassem novas possibilidades e construíssem, juntamente com os ministrantes, novos conhecimentos.
O mini curso “Marketing político – Estratégias e ferramentas no pré e pós-eleitoral” com as ministrantes Andréa Zilio, diretora de informação institucional no Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), e a jornalista e vice-presidenta do Instituto Mulheres da Amazônia (IMA), Maria Meirelles, apresentou técnicas de desenvolvimento de pré-campanhas: compreendendo os políticos como sujeitos subjetivos, os cenários onde se encaixam e as bandeiras que eles defendem; criando assim conexões entre candidatos e população e também o que deve-se fazer após o período eleitoral. O curso ainda contou a participação da fotojornalista Raphaela Barbary e um vídeo especial do fotógrafo Ricardo Stuckert.
“Primeiro eu quero agradecer o convite, e dizer que o pré evento, tudo que foi feito antes do momento da gente chegar aqui, foi tudo muito bem organizado. Pois é um momento muito especial, porque é uma troca com os estudantes! Com certeza a gente traz um pouquinho do que a gente acumula ao longo da carreira, de experiência, de vivência, a gente leva também, porque cada pergunta, cada opinião, cada comentário dos estudantes também agrega na nossa vida. É um momento de muita troca e eu fico feliz por isso!”, afirmou Andréa Zílio.
Já Maria Meirelles destacou que a Seacom é “um momento muito importante, pois discutir comunicação de maneira aberta e trazer informações pontuais, enriquece no processo de formação dos estudantes e é legal quando se vê que nós temos estudantes, futuros profissionais que vão ocupar espaços, preocupados em debater política, comunicação, em aprender e também compartilhar conhecimento”.
O participante e jornalista Gabriel Freire afirmou que o minicurso foi muito interessante e importante, pois “traz o storytelling, uma técnica totalmente nova, e trazer essa abordagem para comunicação é essencial para profissão do jornalista.”
Reportagem: Miguel França