Na manhã desta segunda-feira, 6, a Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC) realizou ações na região central da capital acreana para divulgar campanha “É direito delas? #tôdentro”.
A atividade, alusiva ao Dia Internacional da Mulher, além da educação em direitos e orientações jurídicas voltadas para mulheres, norteio o público feminino através de consultas jurídicas, de que forma elas podem procurar a DPE para ter acesso à Justiça.
Simone Jaques de Azambuja Santiago, defensora pública geral do Estado, falou que a aceitação das mulheres foi positiva.
“Quem não gosta de conhecer mais sobre seus direitos? Elas estão mais consciente e lutando cada vez mais pelo seu espaço na sociedade. Estamos orientando esse público sobre os seus direitos, a Saúde, aos métodos contraceptivos, a uma vida sem violência, que não é somente a física” frisou a magistrada.
A defensora pública Juliana Caobianco, que atua no Subnúcleo de Direitos Humanos da DPE, falou sobre as ações promovidas para o público feminino.
“Elaboramos uma programação bem extensa em comemoração ao mês da mulher, que é março. Sentimos a necessidade de trazer o nosso serviço em locais de muita circulação de pessoas. Esse é um dos eventos deste mês. Hoje é de mulheres para mulheres!”.
A autônoma Antônia Batista Ferreira, de 51 anos, parabenizou a iniciativa. “Acho importantíssima essa ação. A maioria das mulheres não sabem do direitos que elas têm. Aqui, elas são orientadas a buscar à Justiça, caso se sintam ameaçadas por qualquer motivo. A Defensoria Pública acertou em cheio com essa campanha”, concluiu.
Houve também atendimento individualizado na ‘Van dos Direitos da DPE’. A atividade ocorreu no Terminal Urbano, OCA e Praça da Revolução.
O Dia da Mulher é a celebração das conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos, sendo adotado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e, consequentemente, por diversos países.