As aulas ministradas no MedAprova, o projeto de extensão dos alunos de Medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac) que fornece um pré-vestibular comunitário e gratuito, colaboraram na aprovação de Antônio Marcos da Silva Lima, estudante de 18 anos que foi aprovado no curso de Ciências Sociais da Universidade de São Paulo (USP) na primeira chamada do processo seletivo da instituição.
Com 920 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Antônio fala sobre a sua experiência no pré-Enem da Ufac.
“O MedAprova me deu a oportunidade de atuar como protagonista dos meus estudos. Eles me deram um caminho, um guia de como eu tenho que estudar, por onde começar, e isso foi necessário para as minhas aprovações”. conta o estudante, que além da aprovação na USP, também foi aprovado no Centro Universitário Internacional (Uninter), com uma bolsa integral para o curso de Relações Internacionais.
Ele explica que para conseguir as aprovações, o segredo é estudar de forma saudável. “Quando as pessoas falam de pré-Enem, falam de ‘se matar de estudar’. Isso pra mim não é válido. Eu sempre soube a importância de cuidar da minha saúde mental. Eu tinha momentos pra estudar e também momentos pra relaxar”, explica o estudante.
Marcos concluiu o ensino médio na Fundação Bradesco no ano passado, onde foi monitor e ministrou oficinas de redação: “Dar aula me ajudava também. Ensinar os outros me ajudava a acabar com minhas dúvidas e praticar ainda mais”.
Antônio Marcos frequentava o MedAprova de segunda a sexta, das 18h30 até às 21h30, desde o mês de março de 2022. Ao todo, dos 20 alunos que frequentaram o pré-vestibular até o fim do ano, 10 conseguiram uma pontuação acima de 900 na redação do Enem.
Clarice Viudes, estudante de medicina e tutora no pré-vestibular, conta que no ano passado, pelo menos 50 alunos deixaram de concluir o curso preparatório.
“Foi aberto um processo seletivo de 70 vagas, mas infelizmente aconteceu muita evasão porque os alunos precisavam trabalhar, não conseguiam ir até a Ufac e assistir as aulas, e outras questões pessoais que acabaram acontecendo no decorrer do ano”.
A taxa de inscrição custa R$ 25 e deve ser feita através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe2TjTq540nOHvti6yCuJUqGVh9KgQInWlXW0Y4cy3WO1TilA/viewform