Ainda menina, aos 10 anos de idade, Maria Zenaide de Souza Carvalho, 66 anos, fez seu primeiro parto. De lá para cá, foram 310 vidas que passaram por suas mãos. Natural de Marechal Thaumaturgo, interior do Acre, a parteira mora em Rio Branco há algum tempo, onde segue promovendo a arte de partejar.
E Zenaide, que já ajudou centenas de vidas, hoje conta com a ajuda solidária de amigos, que preocupados com as condições inadequadas de sua residência, estão promovendo uma vaquinha online para construir uma cozinha nova e um quarto na casa em que a parteira está morando com o marido e o filho.
“Mudar-se para a cidade foi de sua saúde uma necessidade, e tem trazido tanto oportunidades, quanto adversidades. A família toda precisou se mudar para uma casa que não estava pronta para ser seu lar. É preciso construir um quarto e uma cozinha, motivo que nos fez iniciar esta Vaquinha”, diz o texto da vaquinha.
Interessados em ajudar, podem acessar o link da Vakinha. Quem contribuir com Dona Zenaide e seus parentes, ainda concorrerá a um presente: o sorteio de um show de Zenaide por vídeo-chamada.