Após dois anos suspenso, devido a pandemia da Covid-19, o Cineclube Opiniões, que em 2023 celebra 13 anos de existência e resistência, vai retornar com as exibições de filmes gratuitos na Filmoteca Acreana.
Para a estreia, que será neste sábado, 11, foi escolhido o longa brasileiro “Pureza”, baseado na história real de Pureza Lopes Loyola, interpretada por Dira Paes.
A trama acompanha a luta de uma Mãe em busca do paradeiro do filho, que saiu a procura de trabalho e melhores condições de vida, mas acaba desaparecendo e caindo em um sistema de aliciamento e cárcere de trabalhadores rurais.
Com o retorno, as sessões agora serão quinzenais e acontecerão sempre no primeiro e terceiro sábado de cada mês, às 19h, com entrada gratuita.
Sinopse – O filme é baseado na história real de Pureza Lopes Loyola. Na trama, Pureza (Dira Paes) é uma mãe solo que mora com seu filho, Abel (Matheus Abreu), em uma pobre região do Maranhão. Descontente com a vida que levam, o jovem resolve deixar o local para buscar emprego em um conhecido garimpo, com a promessa de dar uma vida melhor para a matriarca. Após meses sem notícias do filho, Pureza resolve sair em busca do rapaz. Durante a jornada, ela encontra uma fazenda que emprega um sistema de aliciamento e cárcere de trabalhadores rurais, a famosa escravidão moderna. Ainda à procura do filho, ela passa a trabalhar neste lugar, testemunhando o tratamento brutal sofrido pelos empregados, além do desmatamento ilegal de florestas. Lutando contra um sistema perverso e poderoso, esta batalhadora mulher enfrentará a tudo e todos que ficarem à sua frente, sempre com uma fé religiosa inabalável e a esperança de encontrar o filho.