Após dois anos suspenso, devido a pandemia da Covid-19, o Cineclube Opiniões, que em 2023 celebra 13 anos de existência e resistência, vai retornar com as exibições de filmes gratuitos na Filmoteca Acreana.
Para a estreia, que será neste sábado, 11, foi escolhido o longa brasileiro “Pureza”, baseado na história real de Pureza Lopes Loyola, interpretada por Dira Paes.
A trama acompanha a luta de uma Mãe em busca do paradeiro do filho, que saiu a procura de trabalho e melhores condições de vida, mas acaba desaparecendo e caindo em um sistema de aliciamento e cárcere de trabalhadores rurais.
Por uma década, a Filmoteca Acreana, situada na Biblioteca Pública de Rio Branco, no Centro, abrigou o projeto que, além de exibir filmes, sempre promoveu ações de formação e realização audiovisual em parceria com a comunidade.
“Essa é a nossa natureza e vamos continuar lutando para realizar ainda mais nesse ano, e enquanto existirmos”, disse Teddy Falcão, um dos organizadores do Cineclube Opiniões.
Com o retorno, as sessões agora serão quinzenais e acontecerão sempre no primeiro e terceiro sábado de cada mês, às 19h, com entrada gratuita.
“Acreditamos no poder transformador da arte e no potencial de aproximação e diálogo que as exibições seguidas de conversa proporcionam”, acrescentou Falcão.
Pelas redes sociais do Cineclube Opiniões, os amantes da sétima arte podem acompanhar toda a programação.