Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Em 24 horas, petição online reúne quase 2 mil assinaturas pela construção do Hospital da Ufac

O abaixo-assinado online criado para apoiar a construção do Hospital Universitário da Universidade Federal do Acre (Ufac), tem como destinatários o Congresso, o Governo Federal e Estadual, foi iniciado na quinta-feira, 2, e já possui cerca de duas mil assinaturas em 24 horas de divulgação.

Segundo a petição, o apoio se dá pelo entendimento de que o Hospital Federal ampliará a capacidade e qualidade do atendimento da saúde pública para a população acreana, que atualmente é de responsabilidade exclusiva do Estado do Acre. Ou seja, além de promover assistência no âmbito da saúde, o hospital apoiará ações de ensino, pesquisa e extensão dos estudantes de ciências da saúde, servindo de campo de ensino e capacitação.

O projeto do Hospital Universitário foi apresentado pela primeira vez em maio de 2017. Com um orçamento de mais de R$ 250 milhões, o HU está projetado para ofertar 280 leitos comuns e 40 unidades de terapia intensiva; 60 consultórios médicos e 11 salas para centro cirúrgico. Quando finalizado, a capacidade será de 245 mil consultas ambulatoriais por ano e 9 mil cirurgias anuais, com expectativa de empregar 1.800 pessoas.

As obras deveriam durar pelo menos 4 anos desde a apresentação do projeto, que existe há 6 anos. Na época, a reitora Guida Aquino, ainda no seu primeiro mandato, frisou em uma entrevista ao site A GAZETA sobre a necessidade de um esforço conjunto para a iniciação do projeto.

“Só a vontade dos envolvidos não basta. Temos que envolver os parlamentares. E fazer uma série de campanhas para contar também com a adesão popular do Hospital Universitário, até porque a sociedade acreana é que será a maior beneficiada com este projeto.”, reforçou a reitora.

Por isso, o abaixo-assinado está sendo realizado para demonstrar a compreensão da comunidade sobre a importância de um hospital ligado à Universidade, que melhoraria os serviços de saúde e a qualificação dos profissionais da saúde, oportunizando um investimento significativo no Estado.

Para assinar, acesse: https://peticaopublica.com.br/?pi=BR129800

Sair da versão mobile