Com objetivo de desenvolver uma agenda bilateral entre Brasil e Peru, foi iniciada na manhã desta segunda-feira, 21, em São Paulo, a Expo Peru Brasil 2023, com mais de cem empresas e entidades peruanas que apresentam seus produtos e serviços a instituições e empresários brasileiros.
O governo do Acre participa do evento de dois dias, promovido pela Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e Turismo (Promperu), representado pelos secretários Marcelo Messias, de Turismo, e Assurbanipal Mesquita, de Empreendedorismo, Ciência e Tecnologia.
Os gestores participaram da cerimônia de abertura, com o presidente da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio), Abram Szajman; o ministro de Comércio Exterior e Turismo do Peru, Luis Fernando Helguero González; e a presidente Promperu, Amora Carbajal Schumacher.
“O Acre faz fronteira com o Peru, que possui, entre suas potencialidades, o turismo já bem expressivo. Participar de um evento desta grandeza é adquirir experiências e levá-las para nossa região, nossa realidade”, explica o secretário Marcelo Messias.
O gestor acredita que, com a reestruturação do turismo no Acre, em breve o estado deixará de ser apenas o caminho de turistas que seguem para o Peru para se tornar parte dessa rota turística.
O secretário Assurbanipal Mesquita entende que a relação com o país vizinho é uma agenda prioritária e o Acre não poderia deixar de se fazer presente no evento. “É uma oportunidade de o governo do Acre restabelecer contatos com empresas e instituições peruanas”, diz.
“O evento tem oportunidades no agronegócio, vestuário, serviços, manufaturas e muitos mais”, observa o presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Luiz Gonzaga.
Também participa do encontro o empresário Paulo Eduardo Santoyo, da Dom Porquito.