Para prestar homenagem ao universo feminino no Mês da Mulher e fomentar o repertório cultural acreano, as secretarias de Estado de Planejamento (Seplan) e de Administração (Sead), em parceria com a Associação dos Artistas Plásticos do Acre (Aapa), inauguram na próxima quarta-feira, 8, em Rio Branco, a Galeria de Artes Visuais Palácio das Secretarias, com a exposição Coletivo Feminino.
Desenhos, pinturas, gravuras, rendas e fotografias foram utilizados na composição das obras, buscando expressar sentimentos e afirmar a diversidade e a igualdade de direitos. As artistas plásticas que terão suas obras expostas são Beth Lins, Marina Bylaardt, Nattércia Damasceno, Rafaela Zanatta e Hellen Lirtêz.
“Utilizo tinta guache e a óleo, carvão em natura, café e flores secas para representar o olhar da sociedade para as mulheres, o julgamento da dor, do feminicídio. Arte para mim é uma forma de fazer denúncia e é assim que se busca chamar atenção para o assunto”, afirma Hellen Lirtêz.
Já Beth Lins relata que pretende representar momentos, e que em cada obra existe um sentimento específico, que flui e se materializa. “Essa galeria é uma oportunidade de acolhimento para os artistas divulgarem seus trabalhos”, diz.
Todas as obras expostas vão estar disponíveis para aquisição. A manutenção da galeria faz parte de uma ação coordenada entre o Departamento de Humanização da Sead e a Assessoria de Comunicação da Seplan, juntamente ao curador da exposição, Glicério Gomes.
O Palácio das Secretarias está localizado no centro de Rio Branco, e a mostra se estenderá durante todo o mês de março.