Após ser premiado como melhor filme do ano de 2022 no Festival de Cinema de Gramado, um dos principais festivais de cinema da América Latina, o filme acreano de baixo orçamento ‘Noites Alienígenas’ vai estrear em pelo menos 50 salas de cinema distribuídas pelo Brasil a partir do mês de março.
O longa, que foi produzido pela produtora acreana Saci Filmes e gravado nas cidades de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, retrata o contexto urbano da Amazônia, sua identidade e juventude, através da história de três amigos de infância moradores da periferia da capital.
O diretor do filme Sérgio de Carvalho, em uma entrevista ao site A GAZETA, falou sobre as suas expectativas para que a produção se torne um marco do audiovisual brasileiro e o cinema nortista consiga ser reconhecidos nacionalmente.
“Espero que ‘Noites Alienígenas’ possa contribuir para que outros filmes brasileiros, do norte, da região amazônica, cheguem aos grandes cinemas e que as pessoas adquiram o hábito de assistir filmes produzidos no Brasil”.
‘Noites Alienígenas’ é inspirado em um livro do mesmo nome escrito por Sérgio. O cineasta associa as duas obras ao gênero Realismo Mágico por retratar os contextos sociais vividos pelos acreanos, como a questão das organizações criminosas e do tráfico internacional de drogas, combinados com situações fantásticas e inusitadas.
No Acre, o filme estreia no dia 30 de março, no Cine Teatro Recreio. Há também a possibilidade do longa ser exibido no principal cinema comercial da cidade, o Cine Araújo, localizado no Via Verde Shopping. A Saci Filmes segue aguardando o posicionamento da empresa.