X

Governo leva ajuda humanitária aos alagados em Xapuri e assina convênio para limpeza das ruas

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seasd), realizou na manhã desta terça-feira, 28, em Xapuri, a entrega de colchões, kits de limpeza e sacolões para as pessoas atingidas pela cheia do Rio Acre no município.

São mais de 700 itens de assistência básica sendo entregues ao município. A ação aconteceu na sede do Corpo de Bombeiros Militar em Xapuri, onde também foi assinado um convênio, no valor de R$ 250 mil, para que o governo execute a limpeza das ruas alagadas.

O governador Gladson Cameli assinou o documento e garantiu o apoio do Estado.

“Graças às equipes do Estado, prefeitura e governo federal, estamos unidos para contornar essa situação. Estamos em sintonia para dar uma resposta rápida à população. Os secretários estão fazendo suas partes para avançar junto ao poder municipal”, declarou o gestor.

Uma das pessoas que será beneficiada  com o auxílio é Lucilene Rodrigues, que conseguiu, com a ajuda dos bombeiros, tirar suas coisas de casa e está no abrigo do Colégio Anthero Soares.

“Alguns parentes alagados já estavam na minha casa. Estamos desde as 3h da manhã tirando objetos e conseguimos tirar quase tudo”, disse.

De acordo com a comandante dos bombeiros em Xapuri, a primeiro-tenente Laiza Mendonça, quatro bairros estão submersos.

“Nos bairros Sibéria, Centro, Polo Jequiá e Braga Sobrinho fizemos a retirada de pessoas. Estamos trabalhando 24h por dia, junto da prefeitura, polícia e Estado, para dar uma resposta rápida”, explicou.

Os donativos entregues pelo Estado serão distribuídos ainda hoje à população que está em abrigos.

“Essa é a terceira cheia que eu passo. Tirei algumas coisas. Os xapurienses são pessoas solidárias, e a comunidade ajuda muito nesse momento, assim como a prefeitura e o governo”, frisou Raimunda Ferreira, que também está no abrigo Anthero Soares.

“Recebemos, ontem, o pedido de ajuda do prefeito, e hoje estamos atendendo. Estamos entregando uma quantidade de itens maior do que foi pedida. Estamos monitorando as famílias desabrigadas e vamos continuar ajudando, conforme determinou o governador”, esclareceu o secretário de Assistência Social, Lauro Santos.

O prefeito de Xapuri, Ubiracy Vasconcelos, contou que são dois abrigos funcionando, e 125 famílias desabrigadas. Atualmente, 62 pessoas atuam na remoção de pessoas alagadas, por meio da sala de situação no comando da Polícia Militar do município.

Categories: Geral
Assessoria: