O mês de março começou repleto de novidades para o governo do Acre. Nesta quarta-feira, 1, com o auditório da Federação da Indústria e Comércio (Fieac) lotado de lideranças de vários municípios, políticos e autoridades, o governador Gladson Cameli (PP) e a sua vice, Mailza Gomes (PP), empossaram a nova secretária de Estado de Mulheres, Márdhia El-Shawwa.
A então Secretaria Adjunta de Mulheres retorna ao status de Secretaria de Estado, após ter sido extinta na primeira gestão de Gladson Cameli, em 2019, e ser aprovada na última reforma administrativa enviada pela gestão estadual para a Assembleia Legislativa do Acre, em fevereiro.
Além de empossar a delegada Márdhia El-Shawwa, que já respondia pela pasta, o Estado assinou um termo de compromisso com o Instituto Avon/Programa Acolhe, em benefício da geração de oportunidades para mulheres.
Durante a solenidade, também foi promovida a abertura das atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher, celebras durante todo o mês de março.
“Esse é um momento de comemoração. Desde 2019 estamos dialogando com o Estado para sensibilizá-lo sobre a volta da Secretaria de Políticas para as Mulheres, pois nós não podemos mais aceitar que o Acre seja campeão em feminicídio. Não podemos aceitar que o Acre seja campeão em estupro de vulneráveis. A gente precisa avançar. Mas, avançar em políticas públicas. E, hoje é dia de o governo mostrar a importância que dá para nós, mulheres, retornando com a Secretaria de Estado de Mulheres e pedimos que ela venha estruturada, com recursos para se desenvolver um bom trabalho”, destacou a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim), Geovana Castelo Branco.
Na ocasião, o governador Gladson Cameli anunciou a inauguração da nova sede da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), em Rio Branco, que funcionará 24 horas por dias, todos os dias da semana.
“O maior presente que ganhei foi estar numa solenidade tão linda como esta. A secretaria vai dar resultados. O governo começa agora e vai continuar avançando”, disse o governador.
A nova gestora agradeceu a confiança e se comprometeu em trabalhar para mudar as estatísticas de feminicídio – há quatro anos o Estado lidera o ranking nacional de feminicídios.
“Esta secretaria vem com a importante missão de transversalizar as políticas públicas para mulheres, em todas as áreas do governo, para que o Acre seja um lugar seguro para as mulheres viverem e, em quatro anos, consigamos, reduzir os índices de feminicídios”, disse.
Várias autoridades e lideranças feministas participaram do evento, como o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB), a líder do governo na Aleac, deputada Michelle Melo (PDT), a presidente do Instituto Mulheres da Amazônia, Concita Maia, entre outras.